terça-feira, 22 de novembro de 2011

Contraponto 4809 - Embalado pela propaganda da Benetton, o Le Monde relembra as imagens que chocaram os religiosos

Quinze imagens que chocaram Deus

LEMONDE.FR | 21.11.11 | 03:21 h. • Atualizado 21.11.11 | 17:18

    Benetton, Charlie Hebdo , Gólgota Picnic , as caricaturas de Maomé, A Última Tentação de Cristo, Jean-Luc Godard , Costa-Gavras, Castellucci, Piss Christ ... As religiões sempre tiveram uma relação ambígua, para não dizer hostil, com o representação. Este ano, a inflação atingido por um escândalo sobre o tema, provavelmente detém um recorde: desde abril, nada menos que cinco "representações" do divino ter atingido as manchetes na França.

    Chamadas para a censura são três setores: imprensa, publicidade e da arte.Venda , rir e criar três liberdades distintos, reunidos para a ocasião sob a mesma acusação: blasfêmia. Sem chance, será objeto racionalistas, como o crime de blasfêmia não existe mais no direito francês desde a Revolução. No entanto, na hora da comunicação de massa, ninguém pode escapar da invasão das imagens, e sensibilidades são exacerbados.

    Mostrado abaixo, com uma seleção de imagens consideradas blasfemas fifteen que chocou nos últimos anos. Verifica-se que a esmagadora maioria desses escândalos - com exceção de crises recorrentes em torno das caricaturas de Maomé - estão ligados ao cristianismo. "Um autor está principalmente preocupado com o que estava traumatizado como uma criança. As imagens chocantes na França são predominantemente cristã", disse Emmanuel Pierrat , um advogado especializado em casos de censura e autor de 100 Imagens que causaram um escândalo (Hoebeke Ed., 2011).

    Mas a blasfêmia ea representação do divino, muito assimilados no Ocidente cristão, são dolorosamente experimentado em outras denominações ou regiões, onde não tradição de valor. Em uma entrevista Monde.fr , Francis Boespflug, dominicain, professor de história religiosa da Faculdade Católica de Teologia da Universidade Marc Bloch de Estrasburgo , retorna para o status da imagem na história das religiões. Ele lembrou que entre as religiões abraâmicas monoteístas, a representação do divino é uma especificamente cristão. A caricatura da religião é, por sua vez uma tradição europeia desde o século XIX. É, no entanto, através dos séculos, uma situação bastante "incomum na história da civilização."

    • Unhate (Benneton) - 15 nov 2011

    La photo incriminée que Benetton a retiré de sa campagne, montrant le pape et le grand imam sunnite Ahmed Mohammed Al-Tayeb.

    Foto reclamou que Benetton retirou sua campanha, mostrando o Papa e os sunitas grande Imam Mohammed Ahmed Al-Tayeb. Benetton

    Benetton é um choque campanhas regulares ( veja o cartaz para 1992 abaixo).Sua mais recente , lançado 15 de novembro de recursos, entre outros "casais" famoso, o Papa Bento XVI abraçou o Imam de Al-Azhar University of Cairo, a mais alta autoridade sunita no Egito, Ahmed Al -Tayeb .

    Excepcionalmente, a fotomontagem é imediatamente reagir com as mais altas autoridades da Igreja Católica. O porta-voz da Conferência dos Bispos da França, o bispo Bernard Podvin , vê "um buzz bastante digno." O Vaticano denunciou o "uso inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulados e explorados como parte de uma campanha de publicidade para fins comerciais."

    A marca italiana anunciou no dia seguinte à "retirada imediata da imagem de qualquer publicação." Insuficiente para a Igreja. Temendo que a imagem é transmitida em outra mídia, o Vaticano anunciou ações legais ao redor do mundo.Mais conservadora, a principal instituição sunita egípcia "ainda hesita em saber se ele merece uma resposta, uma vez que não é grave. "

    "A reação das autoridades oficiais cristã tornou-se um fenômeno raro, diz Emmanuel Pierrat. A última vez que os bispos franceses haviam reagido a uma imagem foi a foto de A Última Ceia [ver abaixo], contra a qual uma queixa tinha sido arquivado. Durante vinte anos, há mais de socos operações ou ações judiciais de grupos fundamentalistas como o Agrif Geral da Aliança "contra o Racismo e pelo respeito da identidade francesa e cristã perto da Frente Nacional ou o Instituto Civitas , católicos tradicionalistas e fundamentalistas perto da extrema direita.

    >> Leia : " O episcopado está a considerar a sua atitude para obras blasfemas "

    • Golgota Picnic (Rodrigo Garcia) - novembro 2011

    A Toulouse, le 16 novembre, manifestation de catholiques intégristes à l'occasion de la première de "Picnic Golgota".

    Em Toulouse, 16 de novembro, a manifestação de fundamentalistas católicos, por ocasião da estréia de "Picnic Gólgota." AFP / ERIC CABANAS

    "Tenho vergonha de apresentar uma obra de arte protegida por medidas de segurança. "Com estas palavras, que abriu a primeira apresentação do Gólgota piquenique, Rodrigo Garcia, 16 de novembro de Toulouse ( ler o relatório doMundo, acesso pago). Teatro antes do Garonne, o canal de aplicação da lei os manifestantes do Instituto Civitas , chegaram a protestar contra uma peça que consideram "blasfemo".

    É inspirado no temor de Deus como o autor da Espanha conhecida como uma criança. Ele foi jogado em Madrid e Roterdão e Graz, sem causa de um incidente.É programado em Paris a partir de dezembro 08-17.

    Nenhuma violência é reconhecida ao redor do teatro, entre os membros do Instituto e, duas vezes mais, que mostrou seu apoio para o papel. Três eleitos radicais de esquerda da cidade, no entanto, realizada "em nome do secularismo" para criticara "ação provocadora" da sala, sustentando que "os subsídios públicos não deveser usado para financiar esse tipo de show. "

    O Agrif, liderada pelo ex-Frente Nacional MEP Bernard Antony , uma queixa. Ele não tem êxito. "Esses pequenos grupos foram espalhados por vários anos. Eles estão reunidos agora, não sob a bandeira da Igreja Católica, mas a Frente Nacional", disse Emmanuel Pierrat.

    > Iluminação>: " Extrema direita: o movimento fundamentalista busca vingança "

    • Charlie Hebdo, Muhammad e os cocktail Molotov - novembro 2011

    La une de Charlie Hebdo une semaine après l'attentat qui a détruit ses locaux

    O de Charlie Hebdo uma semana depois do ataque que destruiu suas instalações Charlie Hebdo

    Poucos dias antes da publicação de uma edição especial intitulada "Sharia Hebdo", cuja cobertura já está circulando na net, mas ninguém teve tempo para virar a sede do semanário satírico é vítima de um incêndio de crime. Uma semana depois, Charlie está de volta nas bancas com um apelo para a tolerância na forma de beijo francês.

    A investigação não conseguiu identificar os autores do ataque. Mas seu ato tem usado para além das fronteiras do hexágono. Nos dias seguintes, centenas de salafistas manifestação em frente à embaixada da França no Cairo para protestarcontra o jornal satírico. Grupos jihadistas chamados muçulmanos do Egito, Líbia e Tunísia para "demonstrar a demanda de seus líderes para quebrar as relações com a França. "Eles chamam isso de blasfêmia é" proibido por lei. "

    Blasfêmia, sujeito a todos os mal-entendidos, aqui como em outros lugares. A plataforma foi publicado em França, incluindo assinado Rokhaya Diallo e "nativos da República", denunciou o "anti-clericalismo juntamente com um islamofóbica obsessão primária" da revista satírica. Os autores argumentam que a blasfêmia não existe na França: "As lições de tolerância feita pela elite branca muçulmanos, supostos autores do incêndio, para dizer o mínimo imprudente uma vez que, ao contrário do que é dito e repetido , o crime de blasfêmia é na França: Sarkozy desde que as leis de 2003, pesadas multas e sentenças de prisão são contra qualquer "" insulto à bandeira ou hino nacional. "

    Obviamente não é um crime de blasfêmia, e então por extensão , este crime ser banido do código penal por mais de dois séculos: o crime de desobediência da bandeira francesa, sob a secção 433-5 - 1 do Código Penal foi aprovada em 2003, após o jogo de futebol França-Argélia, em que a Marselhesa foi vaiado. Na terra do secularismo, os republicanos tabu símbolos substituído, acidentalmente, que o divino. "Fica perto de uma situação em os EUA, onde você pode blasfemar tudo que você quer, mas onde é proibido queimar a bandeira nacional ", disseEmmanuel Pierrat.

    >> Iluminação: "? Podemos realmente punir uma violação da bandeira francesa"

    • Sobre o conceito do rosto do filho de Deus (Romeo Castellucci) - outubro 2011

    Représentation de la pièce de Romeo Castellucci, "Sur le concept du visage du fils de Dieu" au Festival d'Avignon en juillet 2011.

    Desempenho do jogo de Romeo Castellucci , "Sobre o conceito de o rosto do filho de Deus" no Festival de Avignon , em julho de 2011. AFP / Anne-Christine POUJOULAT

    Em 20 de outubro, membros do Instituto Civitas interromper o desempenho a ser realizada no Teatro de la Ville, em Paris. A peça retrata um pai e filho de frente para o cancelamento de todas as idades, sob o olhar de um retrato gigante de Cristo pintada por Antonello da Messina .

    A cidade de Paris e do Théâtre de la Ville reclamar . Poucos dias depois, vinte fundamentalistas serão colocados sob custódia da polícia depois de ter atirado bombas de mau cheiro no quarto com gritos de "cristianofobia, isso é o suficiente".

    O secretário-geral da Civitas, Alain Escada , saudou a intervenção de suas tropas:"quinta-feira como sexta-feira, jovens de diferentes movimentos têm mostrado que um belo jovem pode se unir para defender a honra de Cristo através de um grande reação espontânea que se estenderá, espero, todos os dias. "Na vanguarda desse movimento é um grupo dissidente fundamentalista católica, o Revival francesa , que desempenha o papel de querer "grupo de choque" para o Instituto Civitas.

    A Igreja, ela se distanciou dos fundamentalistas. O presidente da reunião dos bispos, Monsenhor André Vingt-Trois , pede os católicos a "não ser deixadatrancada em uma forma de discussão onde a Igreja se defender como um grupo minoritário ". Ele denunciou os métodos de "Lefebvre um pequeno grupo é um argumento de fé de violência."

    Mas várias iniciativas e declarações deixam mostrar as diferenças dentro das autoridades oficiais. Alguns bispos, como Vannes (Morbihan), centenário Bispo, ou Bayonne (Pyrénées-Atlantiques), Bispo Aillet, apoio os manifestantes em Paris.

    >> Blog Confiável : relatório da conferência da Associação de Ajuda à Igreja que Sofre sobre a "cristianofobia" na Europa

    >> Entrevista com Romeo Castellucci: " A fé é quilômetros de distância da ideologia "

    "Immersion Piss Christ"

    "Immersion Piss Christ" AFP / BORIS Horvat

    Centenas de ativistas do Instituto Civitas expressar sua raiva no Museu de Arte Contemporânea de Avignon privada protesto contra a exposição de uma fotografia do artista de Nova York afro-cubano Andres Serrano, Piss Christ. Um punhado deles entra no estabelecimento e destruir a imagem O trabalho, que é um crucifixo imerso em um copo de urina, no entanto, não é nova:. ele data de 1987. Criticou cada um de suas aparições pela American evangélicos protestantes, foi exposta há dois anos no Centro Pompidou, sem fazer ruído. O artista, Serrano, descreve-se como um crente e "fascinado" pela fé católica.

    > Iluminação>: " Quem são estes fundamentalistas católicos que protestam "

    >> Tribune: " O símbolo de Cristo deve ser respeitado pelos artistas '

    Publicité pour les glaces Antonio Federici.

    Publicidade para gelo Antonio Federici .HOEBEKE DR

    Uma freira grávida um creme de gelo dentro de uma igreja. Um slogan: "Designed tão imaculado." A campanha publicitária de uma marca de sorvete italiano é para o mercado do Reino Unido, um país cuja maioria é anglicana (protestante). Mas "não agrada a todos os amantes de gelo", relata Emmanuel Pierrat. Queixas rebanho para a autoridade reguladora da publicidade britânica. Ele decide banir as imagens, até então, na imprensa, principalmente feminina, alegando que elas violam os valores dos católicos.

    La publicité de Marithé et François Girbaud pastiche "La Cène".

    Publicidade Marithe e François Girbaud pastiche "A Última Ceia". HOEBEKE DR

    Marithe e François Girbaud, roupas designers, realizar um pastiche de A Última Ceia de Leonardo da Vinci . A encenação incomoda a Igreja: os onze apóstolos e Cristo, são substituídas por meninas bonitas.

    A associação crenças católicas e das Liberdades, que representa o episcopado francês, uma queixa. Os criadores perder no julgamento e na apelação, o juiz que descreveu a exibição de insulto para os cristãos, diz Emmanuel Pierrat.

    "Os insultos contra os católicos e parece desproporcionada em relação ao objectivo prosseguido mercantil." O pecado é agravada pela "a incongruência da posição do único personagem masculino, apresentado em uma pose clara", disseo tribunal. O juiz ordenou a retirada imediata do cartaz. O caso está no Tribunal de Cassação. Crenças em 14 de novembro de 2006, a decisão do Tribunal de Recurso ea associação é quebrada e as liberdades negadas.

    • As charges de Maomé - 2005

    Des activistes pakistanais brûlent un drapeau du Danemark pour protester contre les caricatures de Mahomet publiées dans des journaux danois, à Lahore, le 5 mars 2008.

    Ativistas paquistaneses queimar uma bandeira da Dinamarca em protesto contra as caricaturas de Maomé publicadas em jornais dinamarqueses em Lahore, 5 março de 2008. AFP / ARIF ALI

    30 de setembro de 2005, o jornal dinamarquês Jyllands-Posten publicou charges de Maomé. Em um deles, a cabeça do profeta é encimado por uma bomba em forma de turbante. Raiva sem precedentes acende o mundo muçulmano.Embaixadas foram invadiram, produtos dinamarqueses boicotados. Um ano mais tarde, os peritos identificaram 300 eventos em mais de vinte países, e os mortos na Nigéria, Líbia e Turquia, onde uma igreja foi queimada.

    As cabeças dos cartunistas estão sendo fixado o preço, US $ 100 000 por al-Qaida, um milhão e um carro de um clérigo paquistanês muçulmano. Vários ataques terroristas foram frustrados pela satíricos.

    Em solidariedade, 150 jornais em sessenta países reproduzir as caricaturas.France-Soir seguintes jornais e alemão, italiano, espanhol, belga e até mesmo o Egito, Charlie Hebdo decidiu publicar as charges em sua edição de 08 de fevereiro de 2006.

    La une de "Charlie Hebdo", en 2005.

    Uma das "Charlie Hebdo", em 2005. HOEBEKE DR

    A União das Organizações Islâmicas da França, a Grande Mesquita de Paris e da Liga Mundial Muçulmana (LIM) reclamar. O crime de blasfêmia não n'exitant lei francesa, eles contam com o artigo R. 624-4 condenando "o insulto em direção a um grupo de pessoas por causa de sua origem ou a sua adesão ou não pertença a um grupo étnico, nação, raça ou religião."

    Um ano depois, o "julgamento das caricaturas de Maomé" abre. No banco dos réus, o diretor editorial, Philippe Val . De frente para ele, o Sr. Salah Djemaï , conselho LIM, uma organização baseada na Arábia Saudita. "A Liga Muçulmana Mundial quer aumentar a conscientização sobre o aumento do racismo no país. Existem planos para aplicar para o símbolo do euro. A Liga mundo islâmico não faz por dinheiro. O dinheiro do Sr. Val é fedorenta ", ele brinca. Philippe Val está relaxado.

    O Alcorão considera a representação de Deus e de todo ser hospedado como"abominação". Mas a proibição de representação do profeta era constantemente desviada na terra do Islã. O postal abaixo, que é um "Muhammad jovem" tem continuado a circular no Irã em 2008.

    Le jeune Mahomet.

    O jovem Muhammad. DR

    >> Análise: " ? respeito pelas crenças ou manipulação do Islão "

    >> Galeria de Jean-Michel Ribes, " O que é este sagrado tremendo perante o riso? "

    • Amen (Costa-Gavras) - 2002

    "Amen" (Costa-Gavras) - 2002

    "Amém" (Costa-Gavras) - 2002 DR

    Descobrindo os cartazes anunciando o filme de Costa-Gavras, o Agrif convoca um produtor, diretor e distribuidor, a fim de obter a proibição de displays em vias públicas. Ela acredita que, por razões mercantis, esta imagem é "um insulto gratuito, inútil e público sentimentos religiosos dos mais respeitáveis", disse Emmanuel Pierrat.

    O argumento é imediatamente refutada por Costa-Gavras "O cartaz é o problema com o filme, que também é tratada por muitos historiadores de que a responsabilidade do Vaticano, por causa de sua passividade durante o genocídio de judeus e ciganos pelos nazistas." O Agrif é rejeitado, o tribunal sustentando que"os católicos, ou, mais geralmente os cristãos de hoje, [...] não são abrangidos por qualquer imputação difamatória".

    "La Nona Ora", de Maurizio Cattelan.

    "La Nona Ora", de Maurizio Cattelan . DR

    O título deste trabalho do italiano Maurizio Cattelan (a hora nona) se refere ao tempo da morte de Cristo. Vemos o papa derrubada por um ataque de meteoritos, a vítima da ira divina. Dois políticos polacos, a nacionalidade de João Paulo II, exigiu que o scupture é removido da exposição porque não estava em seus pés.Mas, como muitas vezes, o desafio provou lucrativa: La Nona Ora já vendeu US $ 2,7 milhões (excluindo taxas) em 2004.

    Cette pub Benetton d'Oliviero Toscani, "Kissing-nun", sera censurée en France en 1992.

    Este pub Benetton Oliviero Toscani, "Beijar-freira", será censurada na França em 1992 1991. Benetton Group SpA - foto Oliviero Toscani

    Em 1992, Oliviero Toscani mostra um jovem casal constituído por um padre e uma freira dando um beijo perfeitamente secular. A campanha, chamada "Kissing Nun"é censurado na França e na Itália. Ironicamente, ela recebeu no Reino Unido o preço Eurobest, que homenageia os melhores de publicidade criativa na Europa.

    • Ele congela no inferno (Jean-Pierre Mocky) - 1990

    "Il gèle en enfer", de Jean-Pierre Mocky (1990).

    "Ele congela no inferno" por Jean-Pierre Mocky (1990). DR

    Jean-Pierre Mocky gosta de nada mais do que agradar a sensibilidade dos crentes.Os anjinhos sexed poster dele em congelar o inferno trará satisfação. O Agrif chamadas imediatamente retirada. É mais uma vez sem sucesso.

    • A picada de Jesus Cristo (Política) - 1989

    La une de "Politis", en 1989.

    A de "política" em 1989. Politis

    Um pouco mais de um ano após sua criação, o semanário político publicou um dossiê sobre o abuso da restauração de obras de arte ", que incide sobre o desvio natural da Católica pudica Igreja, um especialista na material "diz respeitoEmmanuel Pierrat. Na capa, um magnífico exemplo deste comportamento: um Cristo nu de Michelangelo, incluindo as autoridades da igreja tinha insistido que o sexo era escondido atrás de um véu de bronze.

    A capa da revista é fechado o título "A picada de Jesus Cristo", referindo-se a uma canção de ninar que é cantado uma vez. Políticas de escrita recebeu ameaças após o lançamento desta edição e vai encontrar sob proteção policial.

    • A Última Tentação de Cristo (Martin Scorsese) - 1988

    Scène du film "La Dernière Tentation du Christ".

    Uma cena do filme "A Última Tentação de Cristo". DR

    Em seu lançamento, em 1988, este filme de Martin Scorsese sobre a vida de Cristo dividido entre sua humanidade e divindade é vítima de ataques violentos por direita católica fundamentalista. Sua raiva chega ao clímax com a queima do filme Saint-Michel, em Paris, na noite de 22 de outubro a 23, que fará com que vários feridos, incluindo uma vida inteira.

    Cinco ativistas Agrif são presos e condenados à pena de prisão e 450 mil francos em perdas e danos. Isso não impediu que a associação de reivindicar o conceito de "racismo anti-cristã" para tentar a desviar a legislação anti-racismo no serviço da luta contra a blasfêmia.

    Após três semanas de lançamento em dezessete salas em Paris, apenas dois quartos continuou distribuição. Abandonar a outra parte para atos de degradação em que estão sujeitos. Atos semelhantes são cometidos em outras cidades francesas. A Frente Nacional por sua vez alegou a destruição total das bobinas.

    O filme apresenta um Jesus em dúvida, no amor com Maria Madalena e ceder à tentação. Inspirado por A Última Tentação do escritor grego Nikos Kazantzakis , o filme tenta traçar a vida de Jesus tentado pela humanidade. "O que me fascinou na obra de Kazantzakis é que Jesus é apresentado primeiro como um homem que sofre tanto quanto todos nós. Embora ele é o messias, ele deve jogar como umser humano para viver plenamente nossas provas ", explicou na época Martin Scorsese.

    >> Tribune: " Nova Inquisição "por Caroline Fourest

    • Ave Maria (Jean-Luc Godard) - 1985

    L'affiche du film "Je vous salue Marie" (Godard), de Jean-Luc Godard (1985).

    O cartaz para o filme "Hail Mary" (Godard), Jean-Luc Godard (1985). DR

    Quando o filme de Jean-Luc Godard lançado nos cinemas, ainda há Agrif primeiro.Objeto da ira dos frentistas associação: cartaz, em que vemos a barriga de uma mulher, provavelmente grávida de Jesus, oferecendo a mão de um homem para escolher o Arcanjo Gabriel e seu marido Joseph.

    O Agrif à justiça e perdeu. "Ela rejeitou seu pedido de censura porque o filme só foi exibido em cinemas, e, portanto, não pode ofender pessoas que não gostaria de ver ", disse Emmanuel Pierrat.

    Fundamentalistas manter a pressão por demonstrações de organização fora cinemas o filme do programa. "Em Nantes, um sit-in organizado pelos defensores da fé, que se reúnem para orar para cada sessão do filme se transforma em confronto com alguns punks travesso chegou a defender a liberdade de expressão para tiros de baldes de água e bombas de mau cheiro ", diz ele.


    Soren Seelow

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