domingo, 10 de junho de 2012

Contraponto 5394 - Respeitada a autonomia dos povos, resta uma pergunta - Até quando?



Mais de 14.000 mortes desde o início da revolta na Síria

Syrie, le 10 mai. Damas après un attentat dans le quartier Sud de la capitale.

O Monde.fr 

Pelo menos 14.115 pessoas, a maioria civis, foram mortos na Síria desde o início dos meados de março de 2011, a revolta contra o regime do presidente Bashar al-Assad, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) .
Pelo menos 9,862 civis, 3.470 soldados e 783 desertores foram mortos em combate e repressão. O OSDH contados como civis homens braço ed luta contra o regime sem ser ex-soldados.
A violência intensificou-se a Síria , apesar da presença de 300 observadores da ONU encarregados de monitorar o cessar-fogo entrou em vigor em 12 de Abril e continuamente ignorados desde então. Sábado, pelo menos 111 pessoas, incluindo 83 civis e 28 soldados foram mortos de acordo com números revistos do OSDH, é uma das folhas de balanço mais pesado desde a introdução do teórico cessar-fogo.
Novo chefe de CNS
Para Abdel Basset Sayda, eleito o chefe da principal coalizão de oposição síria, o regime sírio está vivendo suas últimas horas. Esse exílio curdo independente emSuécia há quase 20 anos, pouco conhecida do público e inexperiente política , foi nomeado chefe do sábado 9 de junho sírio Conselho Nacional (CNS), que inclui várias tendências da oposição síria. 55 anos, ele é considerado "conciliador", "honesto" e "independente".Questionado sobre seu trabalho como o novo chefe do NSC, o Sr. Saida disse que o conselho "seria concentrar os seus esforços para a comunidade internacional a tomar uma decisão decisiva contra o regime, que continua a perpetrar os massacres "." O plano (para acabar com a crise do emissárioInternacional Kofi) Annan ainda existe mas não é aplicada. Vamos trabalhar para este plano para ser incluído sob o Capítulo VII da Carta das Nações Unidas paraobrigar o regime a " aplicar e deixar todas as opções em aberto ", acrescentou.
Capítulo VII da Carta das Nações Unidas, incluindo o dos Estados Unidos quer usar a pressão de Damasco, prevê medidas de execução em relação às ameaças contra a paz, desde sanções econômicas ao uso da força militar."Queremos fortalecer os laços com militantes no terreno e da Síria Exército livre, vamos apoiar com todos os nossos recursos ", ele também assegurou.
Beneficiando de etiqueta dupla filiado a nenhum partido adversário e moderada, o especialista em civilizações antigas, autor de livros sobre a questão curda e pensamento árabe, foi um dos fundadores do sistema nervoso central, que é membro da Conselho Executivo e chefe do escritório de Direitos Humanos ". Sayda tem pouca experiência política, ele não tem uma longa história na oposição", diz Monzer Makhous , coordenador de relações externas no SNCEuropa .
Mas "ele tem boas relações com todos", disse o histórico adversário George Sabra , membro do conselho executivo e ex-candidato presidencial do SNC.Sucedendo Burhan Ghalioun , o Sr. Sayda terá a difícil tarefa de expansão, paraunificar e tornar eficaz a principal coligação da oposição, quando o país está à beira de uma guerra civil depois de quase 15 meses de revolta suprimidos no sangue. Será especialmente ser um interlocutor credível CNS da comunidade internacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário