domingo, 15 de abril de 2012

Contraponto 5309 - Forças da OTAN acuadas em Cabul

Talibãs atacam embaixadas 
ocidentais em Cabul

Os talibãs lançaram hoje uma grande ofensiva no Afeganistão , com ataques múltiplos em Cabul e em pelo menos três outras províncias.Homens-bomba e dezenas de guerrilheiros armados com pistolas, rifles e lançadores de granadas atacaram o bairro diplomático da capital, o Parlamento afegão e a sede das forças internacionais lideradas pela NATO. Um porta-voz do Talibã disse que o ataque coordenado representa "o início da ofensiva de primavera".
Horas após o início do assalto, ao anoitecer, artilharia pesada continuaram a ocorrer na capital.Unidades do Exército dos EUA convergiram para a cidade para dar apoio às forças afegãs. Fontes da missão internacional informou que até agora eles não tinham registro de mortes em Cabul, mais de 14 assaltantes mortos em combates. Pelo menos 9 civis e 14 policiais ficaram feridos.
Além dos ataques em Cabul, os insurgentes também lançou ofensivas em Jalalabad, leste do país, na província de Logar, ao sul de Cabul, e em Paktika, também no leste.
Poucas horas antes dos ataques começou no Afeganistão, na noite de sábado, um grupo de militantes atacaram uma centena de uma prisão no oeste do Paquistão. Cerca de 400 prisioneiros escaparam, incluindo uma dúzia que foram classificados como "muito perigoso" pelas autoridades locais.
O Ministério do Interior afegão revelou que a rede Haqqani, um grupo com santuários no Paquistão, estava envolvido em ataques no Afeganistão. Um porta-voz do Taliban disse que ações semelhantes serão repetidas no futuro. A missão internacional pretende retirar as tropas em 2014.

Fonte: Jornal El País - Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário