terça-feira, 7 de setembro de 2010

Manifestação de Estudantes de História encrerra o Desfile de 7 de setembro na Beiramar de Fortaleza

NOTA DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA

O 7 de Setembro, feriado de comemoração da Independência do Brasil, é imediatamente associado aos desfiles militares que ocorrem em todas as regiões do país. Com seus uniformes de gala e suas tradicionais bandas de música, os militares fazem um espetáculo que é agradiado com os maiores elogios da grande impresna, aparentando se tratar de um ato de afirmação da imponência da nação brasileira. Nesse momento cabe levantarmos o questionamento : qual a utilidade, de fato, dos deesfiles militares od 7 de Setembro? O que eles transmitem para a população? O que significa o ato para as próprias forças armadas?
Não precisamos recuar muito na história do Brasil para compreendermos que os militares sempre acreditavam ser portadores da capacidade de gerir o país - a ditadura civil-militar que vigorou de 1964 a 1985 foi um capítulo triste e que ainda permanece obscuro em nossa história. Os que ousaram ser contrários ao regime militar e se manifestaram, de qualquer forma possível, sofreram a truculência e o autoritarismo do regime: foram pelo menos 30 mil torturados e milhares de pessoas mortas ou que ainda permanecem "desaparecidas". Sequer podemos definir exatamente esses números, pois os arquivos do governo brasileiro relativos a esse período permanecem fechados, inviabilizando nosso direito a memória sobre o período e impossibilitando que os familiares desses mortos saibam do paradeiro real de seus entes queridos.
Pelos motivos exposto é que neste 7 de Setembro nós, estudantes de história de todo o Brasil, resolvemos ocupar as ruas e ressaltar a importância desse debate para a sociedade brasileira, que está ligado a uma questão mario: o da "democracia" que vivemos e qual projeto de sociedade interessa ao povo brasileiro.
Pela Abertura dos Arquivos da Ditadura!
Por democracia plena e respeito aos direitos humanos!
Contra a Criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais!

Federação do Movimento Estudantil de História
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de História






Nenhum comentário:

Postar um comentário