quinta-feira, 25 de junho de 2009

POLÍCIA FRANCESA PRENDE MEMBROS DO ETA

Portugal
Detidos os responsáveis do aparelho de informação



Agentes franceses detiveram hoje em França Javier Arruabarrena Carlos e Ohiana Garmendia Marín, considerados pelas autoridades espanholas como responsáveis pelo aparelho de informação da organização separatista basca ETA.
A operação, realizada em conjunto pelas forças policiais dos dois países, decorreu na localidade de Charenton-le-Pont, a sudeste de Paris.
Javier Arruabarrena estava vinculado ao comando Vizcaya, entre 1999 e 2000, sendo-lhe atribuídas, entre outras acções, a colocação de uma bomba contra uma patrulha da Guarda Civil, que não chegou a explodir porque a patrulha mudou de rota.
Em Outubro de 2008 foi julgado à revelia em França e condenado a cinco anos de cadeia por formar parte dos grupos de reserva da ETA.
Ohiana Garmendia também já tinha sido julgada à revelia em 2007 e condenada a quatro anos de prisão por recrutar activistas para a ETA em Espanha.
As detenções ocorreram 48 horas depois de ser desarticulado em Guipuzcoa (País Basco) um comando da ETA formado por três pessoas que, segundo a polícia, se preparavam para realizar atentados.
Também na quarta-feira, as autoridades francesas detiveram o alegado membro da ETA Mikel Barrios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário