domingo, 22 de julho de 2012

Direto da Redação 5693 - Tribunal do Mercosul diz não ao Paraguai


Tribunal do Mercosul recusa recurso
do Paraguai contra suspensão

O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul recusou na noite de sábado o recurso apresentado pelo governo do presidente Federico Franco contra a suspensão do Paraguai, aprovada por Argentina, Brasil e Uruguai devido ao processo de impeachment promovido a Fernando Lugo, em 22 de junho. 
De acordo com a resolução do tribunal, a "medida de urgência", apresentada pelos paraguaios, não é o mecanismo correto, já que só pode ser aplicado para questões comerciais. Do mesmo modo, foi rejeitado o pedido para rever a entrada da Venezuela, aprovada após a suspensão paraguaia. 
Para a discussão política, os paraguaios deverão entrar com recurso por via ordinária, ou seja, tentando negociações com Brasília, Buenos Aires e Montevidéu. Caso fracassem, será formado um tribunal especial para a discussão do tema. 
O Tribunal Permanente atua apenas se essas duas instâncias não forem capazes de lidar com o conflito. A corte, cuja sede é em Assunção, é integrada por dois representantes brasileiros, um argentino, um uruguaio e um paraguaio. 
O processo foi apresentado por Franco no último dia 9. Assunção afirma que a suspensão foi arbitrária e não reconheceu a incorporação do país governado pelo presidente Hugo Chávez pois o Parlamento do país ainda não havia aprovado a inclusão.
INACEITÁVEL - A postura do Tribunal Permanente foi recusada pelo governo de Federico Franco, que considerou o veredicto contra o país "inaceitável".
Em comunicado, a Chancelaria acusou a corte de "configurar uma situação de negação de Justiça ao aceitar sua competência para julgar o caso, mas mandar a solução para um procedimento impossível". 
Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário