quarta-feira, 11 de julho de 2012

Contraponto 5639 - Por um triz




O atual secretário dos Esportes, deputado estadual licenciado Gony Arruda, está por um fio para ser o primeiro deputado cearense a ter mandato cassado por infidelidade partidária. Eleito deputado pelo PSDB, Gony assumiu a Secretaria no ano passado, quando o PSDB já havia desembarcado na oposição ao Governo. Em julho, o tucanato resolveu acioná-lo na Justiça. O deputado-secretário alegou perseguição política e mudou-se de mala e cuia para o PSD.Hoje, na sessão do TRE, Gony por pouco não perde o mandato. A juíza Mônica Fontgalland, relatora do caso, entendeu que não houve a perseguição alegada e votou por sua cassação. Foi imediatamente acompanhada pelos juízes João Luís Nogueira Matias e Francisco Luciano lima Rodrigues. O quarto juiz a julgar o caso, Manuel Castelo Branco Camurça, pediu vistas do processo e suspendeu a votação.
A situação de Gony é difícil. Como o pleno do TRE é composto por sete membros, basta mais um voto para Gony Arruda ser cassado da Assembleia. Claro, um dos três juízes que já votaram pode mudar de opinião e reverter o processo (isso já aconteceu no TRE, mas com uma composição bem diferente da atual), mas não é um cenário provável.
Além do próprio Camurça, o destino do deputado está, agora, nas mãos dos desembargadores Ademar Mendes Bezerra e Iracema do Vale e do juiz Raimundo Nonato Silva Santos. Caso venha a ser cassado, Gony ainda poderá recorrer da decisão ao TSE. O efeito da decisão, no entanto, será imediato.

Jornl OPovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário