terça-feira, 3 de julho de 2012

Contraponto 5575 - Quem descobriu o Brasil terá sido os alemães?


Mapa da América de mais de 500 anos

é encontrado na Alemanha

Descoberta foi feita por acaso em biblioteca de universidade.
Documento já chamava Novo Mundo de América.


Foi encontrado nesta terça-feira (3), na Alemanha, um dos primeiros mapas que mencionaram a existência da América já com esse nome. Bibliotecários da Universidade Ludwig-Maximilian, em Munique, encontraram por acaso o documento histórico, feito há mais de 500 anos, em uma descoberta descrita como “sensacional” pela universidade.
Em 1507, o cartógrafo Martin Waldseemüller elaborou vários mapas-múndi, nos quais incluiu o Novo Mundo e, pela primeira vez, o continente foi chamado de América, em homenagem ao navegador Américo Vespúcio. Quatro desses mapas já tinham sido encontrados e estão sob os cuidados de especialistas. A descoberta desta terça se junta agora à lista.
A cópia encontrada em Munique é menor que as versões mais conhecidas. Dividido em 12 gomos, ele deveria ser colado a um globo de 11 centímetros de diâmetro.
No mapa, a América ainda não aparece com o formato que conhecemos hoje. A costa leste da América do Sul, incluindo o que seria o litoral brasileiro, é mostrada com um desenho aproximado.
Onde seria a América do Norte, o mapa inclui terras que nem de longe representam o que é, de fato, o continente. A Austrália também ainda não havia sido descoberta pelos europeus na época.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário