segunda-feira, 18 de junho de 2012

Contraponto 5430 - Basta se impor!


Cai o número de brasileiros 

barrados na Espanha


Há pouco menos de duas semanas em vigor, as novas regras para ingresso de brasileiros na Espanha começam a afetar as estatísticas de barrados no aeroporto de Barajas, em Madri.
"Depois da reunião, nós temos tido um [registro de brasileiro barrado] por semana. Caiu o número, mas para nós é importante igualmente [que caia] o número de queixas", disse à Folha Maria Luíza Lopes, diretora da Divisão de Políticas Consulares e de Brasileiros no Exterior.
No ano passado, segundo o Itamaraty, 1.402 brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha - uma média de 3,8 barrados por dia.
No início do mês, autoridades brasileiras e espanholas chegaram a um acordo para as mudanças em critérios para ingresso de brasileiros no país europeu. O acesso à bagagem após 24h retido e a simplificação da carta-convite foram algumas alterações anunciadas na ocasião.
COMPUTADORES
O Itamaraty ainda pressiona por outras medidas --como a instalação de três computadores na sala onde estrangeiros permanecem após impedidos de ingressar na Espanha. "Isso é um gesto do governo brasileiro para tentar ajudar um problema que nos pareceu grave", afirma a diplomata, que participou da reunião com autoridades espanholas.
Ela aponta haver dificuldade de comunicação entre os barrados, que não podem permanecer com celular e laptops, e a diplomacia brasileira. "Ou a pessoa tem que pagar [para usar o orelhão], em euros, ou tem que ligar a cobrar --e não serve para celular." Os computadores serviriam, então, para facilitar a comunicação entre brasileiros e familiares, por exemplo, por meio de redes sociais e emails.
A doação dos computadores foi sugerida pelo Itamaraty na semana passada. A solicitação aguarda resposta da chancelaria espanhola.

Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário