quarta-feira, 13 de junho de 2012

Contraponto 5411 - Comissão da Verdade perde o foco



Comissão da Verdade poderá 

investigar massacre de índios


Roldão Arruda, Estadão.com.br
A Comissão Nacional da Verdade estuda a possibilidade de investigar casos de possíveis massacres de grupos indígenas cometidos por agentes de Estado, no período da ditadura militar.
Proposta nessa direção foi apresentada aos integrantes da comissão, que se encontram em São Paulo, nesta terça-feira, 12. Ela é defendida por um grupo de organizações não governamentais voltadas para a defesa dos direitos humanos.
Até agora a comissão focaliza sua atividade nos casos de mortos e desaparecidos políticos. Não está descartada, porém, a possibilidade de tratar de outras violações de direitos humanos cometidas no período do regime militar.
A questão dos possíveis massacres de grupos indígenas no âmbito da chamada justiça de transição vem sendo debatida há quase um ano. No dia 9 de maio, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados realizou, por iniciativa da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), uma audiência pública para tratar do caso dos waimiri-atroari que vivem no Estado do Amazonas.
Um dos participantes, Egydio Schwade, ex-indigenista do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), contou que, em 1968, as obras da Rodovia BR 174, entre Manaus e Boas Vista, causaram a invasão do território Kinã, pertencente àquele povo, resultando na morte da maior parte da população.
Do Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário